Gestantes · Pós-Parto · Saúde · Terapias Naturais

YOGA na gestação, mais que uma atividade física!

shutterstock_604853672.jpg
A palavra yoga é definida como união. Podemos considerar como a união do ser humano com O criador, ou também a união interna no Ser, integrando seus vários aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. De um jeito ou de outro, é certo que o yoga acalma a mente, fortalece o corpo físico, alinha as emoções e desenvolve a espiritualidade em seus praticantes (independentemente de sua religião).
A prática é cada vez mais procurada por pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida e é considerada o segredo de uma vida saudável e de harmonia entre o corpo e a mente. Com o tempo de prática a pessoa notará:  seu corpo mais solto e energizado, a redução dos níveis de estresse, equilíbrio hormonal, regulação do sistema nervoso, melhora da ansiedade, do humor, da depressão e uma visão mais positiva perante a vida.
É comprovado cientificamente que o estresse prolongado prejudica a qualidade de vidas das pessoas. Por isso o yoga na gestação tem muito a oferecer, pois os benefícios como pacificação da mente e vitalidade do corpo são percebidos já nas primeiras aulas.
Na gestação um turbilhão de emoções, sentimentos e hormônios envolvem a grávida, por isso dúvidas e inseguranças sobre os cuidados com o bebê, amamentação, sobre sua nova rotina, sobre seu corpo, etc. podem bagunçar a cabeça da mãe colocando suas emoções ora para cima, ora pra baixo.
Nos últimos anos a ciência moderna começou a avaliar e documentar os efeitos psicológicos e fisiológicos do yoga e da meditação no ser humano, veja alguns deles:

 

shutterstock_222543373.jpg

  • Fortalece a musculatura corporal e melhora a flexibilidade, trazendo disposição e energia.
  • Estimula a boa postura, trabalha o eixo de equilíbrio da gestante, prevenindo dor nas costas e evitando quedas.
  • Trabalha o assoalho pélvico protegendo contra incontinência urinária e preparando o corpo para o parto natural.
  • Reduz gradativamente os níveis de estresse do corpo e da mente. Pesquisas apontam uma redução de 14 % dos níveis de hormônios ligados ao estresse após a pratica do yoga.
  • A prática constante alivia tensões, relaxa, acalma a gestante e tende a reequilibrar todo o sistema nervoso. O excesso de estresse na gestação pode ser responsável por fatores como parto prematuro, baixo peso no recém-nascido e problemas de desenvolvimento na infância.
  • A mamãe saudável (corpo e mente) é mais tranquila, amamenta com mais facilidade e se vincula mais facilmente ao seu bebê (pós-parto).
  • Melhora o humor e o autocontrole emocional.
  • Trabalha foco, concentração e o autocuidado.
  • Muitas praticantes experimentam alívio ou melhora em casos de depressão, ansiedade, nervosismo, fadiga e insônia (tenho experiência assim com alunas minhas).
  • Estudos mostraram que grupos de gestantes que praticaram Hatha Yoga tiveram reduzidos os sintomas de depressão pós-parto. Sintomas caracterizados por alterações de humor que impactam negativamente na saúde materna e infantil.
  • O contato com outras gestantes durante as aulas cria um vínculo social e de apoio entre as mulheres grávidas.
  • Trabalha a respiração ampliando a capacidade respiratória e acalmando.
  • Melhora a oxigenação mãe e bebê.
Para se alcançar estes e outros benefícios do yoga é preciso regularidade nas aulas. Dê preferência por um profissional certificado e com especialização em yoga para gestantes e boa prática!
Por: Luciana Neri – Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Integrativa

 

luciana

End Rua Apeninos, 429 cj 409 Paraíso/São Paulo-SP (5 min.do metrô)
Entre estações Paraíso e Vergueiro / Estacionamento no local
Agendar aula experimental com Luciana:
Whats 11- 9.7181-5672 (vivo) ou Fone. :11-9.4697-2535 (Oi)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s