Terapias Naturais

Gratidão, contentamento e yoga

mulher4

Yamas e Nyamas são preceitos éticos do yoga, são poderosas ferramentas que se aplicadas sinceramente na vida prática, nos guiarão no sentido da ação correta e virtude correta, nos ajudando a percorrer a jornada da vida com mais sabedoria e paz interior.

Santosha  traduzido como contentamento é um destes preceitos, ou seja, contentamento é uma das atitudes que o praticante deve cultivar para ter sucesso em sua caminhada. Sucesso em Yoga é comungar com uma vida plena e vida plena é treinar o contentamento. Contentamento é desenvolver a capacidade de dar valor para tudo que a vida nos deu e é sentir a alegria de poder participar do milagre da vida.

A prática do contentamento é semelhante a prática da gratidão. A neurociência explica o poder da gratidão em nosso corpo. Quando geramos sentimentos de gratidão, ativamos o sistema de recompensa do cérebro.  Este sistema é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do corpo. O cérebro por sua vez identifica que algo bom aconteceu, então ocorre a liberação de dopamina, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por outra via neural, a gratidão estimula as vias cerebrais para liberação de outro hormônio chamado ocitocina que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia. Exercitar a gratidão dissolve o medo, a angústia, a depressão e o sentimento de raiva, ficando mais fácil controlar os estados mentais tóxicos e desnecessários.

gratidão-obrigado

Nosso cérebro não é capaz de sentir infelicidade e gratidão ao mesmo tempo. Mas você pode fazer a escolha, por isso as pessoas que manifestam com frequência a gratidão e o contentamento, vivem com níveis elevados de emoções positivas, satisfação, vitalidade, otimismo e saúde. Pela prática do yoga, podemos desenvolver não só as posturas para o corpo físico, mas principalmente as posturas internas, equilibrando sentimentos, emoções e pensamentos.

Por: Lu Neri – Terapeuta Integrativa – Hatha Yoga para os ciclos femininos, Yoga Gestantes, Yoga melhor idade e SHANTALA (massagem para bebês e crianças).

cropped-luciana.png

 

 

 

Rua Apeninos, 429 Paraiso SP. A 5 min. do metrô (entre estações Vergueiro e Paraíso). Estacionamento no local.

Agende uma aula experimental:  Whats 11- 9.7181-5672 (vivo) ou Fone. :11-9.4697-2535 (Oi) C/Luciana Neri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s