Saúde · Terapias Alternativas · Terapias Naturais

Tristeza de inverno. O que você precisa saber?

imagens-tristeza-15

Resolvi escrever este post ao perceber alguns desabafos de momentos tristes e sem explicação postados nas redes sociais. Há algum tempo tenho observado em mim esta questão, e foi aí que descobri a tal tristeza sazonal. Ela chega de mansinho como as nuvens cinzas do inverno e te deixa sem ânimo.

Em alguns casos a pessoa pode apresentar alterações no sono, apetite, humor, TPM potencializa, irritabilidade, falta de vigor, apatia, baixa energética, desmotivação, tristeza, choro fácil, isolamento social, etc. As terapias energéticas e naturais podem ajudar muito, porem uma tristeza prolongada deve ser avaliada por um especialista.

Pela visão da MTC (medicina tradicional chinesa), existe uma estreita ligação entre o clima lá fora e no nosso estado interno. Nesta visão, o inverno nos traz o convite para um período de recolhimento e de armazenamento de energia (é só observarmos as árvores na natureza, mais secas). Para os antigos sábios chineses, cada estação do ano tem uma profunda influência em nosso metabolismo, nossas emoções e modo de pensar, pois somos regidos por ciclos e as estações do ano fazem parte destes ciclos.

download

Pela visão da ciência a causa deste problema está na falta de luminosidade, que por longos períodos, pode gerar em alguns indivíduos este quadro. Pesquisas indicam que o número de suicídios por depressão é maior em países de clima predominantemente frio, onde os meses são mais escuros e parece estar ligada aos seguintes fatores:

  • Aumento da melatonina, um hormônio que regula o sono e é produzido no escuro. (excesso de melatonina deixa a pessoa apática, sonolenta, desmotivada).
  • Diminuição de Serotonina, pois ela atinge seu pico de produção quando a pessoa é exposta a luz brilhante. A Serotonina é um neurotransmissor relacionado ao bom humor, disposição e alegria).

Percebo que essas duas visões se complementam e diante disso sugiro que qualquer sensação desagradável (tristeza ou depressão) deve ser acolhida, ela está comunicando um ajuste interno e se ignorado pode levar a somatização, que é quando você não dá ouvido aos seus sentimentos e isso gera bloqueios energéticos, e o esses bloqueios podem (a longo prazo) gerar um problema na sua saúde psicofísica.

Tristeza-e-depressão

Lembre-se que no inverno adentramos um movimento natural de introspecção, é esperado que assuntos mal resolvidos em nós venham à tona nesta fase causando incômodos. Muitos de nós não estão acostumados a lidar com nossos sentimentos (nossas sombras) mas sim empurrá-los para “debaixo do tapete”.

Normalmente o quadro de tristeza e/ou depressão sazonal melhora significativamente com a chegada da próxima estação. Porem se isto não acontecer a pessoa deve procurar ajuda médica.

Independente de qual seja o tratamento indicado pelo seu médico, apresento aqui algumas alternativas que uso com meus alunos, pacientes e comigo mesma. Acho que pode te ajudar também:

  • Florais – os florais vão ativar em você emoções e qualidades que estão faltando no seu campo energético, mental e físico, agindo como um antídoto contra sentimentos negativos e depressivos.
  • Cromoterapia – Abuse das cores amarelas e alaranjados seja em quadros, cortinas, roupas, acessórios ou simplesmente aprecie por alguns instantes essas cores, pois elas ativam sensores da alegria em nós.
  • Sempre que possível exponha-se ao sol no inverno, nem que seja por alguns minutos.
  • Como forma de prevenção e melhor nutrição devemos evitar a exposição física excessiva ao frio, ao vento e a umidade.
  • Para quem pode, o inverno é a época para se dormir mais cedo e acordar mais tarde (sem culpa)
  • Realize ações mais reflexivas, medite, faça trabalhos mais suaves, de concentração, leitura, práticas como meditação, yoga, tai chi chuan, pois estimulam a concentração e são de baixo impacto.
  • Auto aceitação, aceite a situação e não fique lutando contra ela.
  • O ideal é manter sua alimentação da maneira mais saudável possível e inclua frutas e castanhas. As frutas ativam nossa energia vital, e as castanhas melhoram a produção dos hormônios necessários para ativar as boas emoções. São indicados os feijões de todos os tipos, lentilhas, verduras e legumes levemente aquecidos.
  • Atividade física ajuda muito, mas faça algo que te dê prazer.
  • Lembre-se que cada ser humano é único e reage de forma muito particular aos estímulos externos, nem todo mundo fica alegre e feliz no inverno, respeite seu momento.

Espero ter ajudado. Paz e Luz

Luciana Neri – Terapeuta Integrativa

cropped-luciana.png

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s