Saúde · Terapias Alternativas · Terapias Naturais

Chakras – Entenda como nossas atitudes diárias afetam nosso campo de energia.

auras

Somos energia, cada ser vivo possui um campo magnético que o protege e o diferencia dos demais seres. Esse campo é mais conhecido como aura, e tem diversos nomes de acordo com a escola espiritual que a estuda.

Os chakras são centros de energia em nós, que atuam no nível sutil, invisível e é através desses centros energéticos que fazemos contato com o meio que estamos inseridos. Seu estado de harmonia ou não afetam todos os aspectos da nossa vida, nosso vigor, criatividade, saúde física e emocional, além do bem-estar geral.

Existe dentro de nós muito mais do que podemos imaginar, e que pode nos ajudar no reequilíbrio de nossa saúde física e psíquica, melhorando nossa vitalidade e equilibrando nossas emoções para vivermos melhor com plenitude neste planeta.

A palavra “Chakra” vem do Sânscrito (da tradição Hindu) e significa “roda “. Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. Escritos antigos mencionam milhares de chakras espalhados pelos nossos corpos, mas trataremos aqui dos 7 principais, que ficam localizados ao longo da nossa coluna vertebral.

A maneira ideal de saber como estão nossos Chakras é através do autoconhecimento. Mas como as vezes a autoanálise é difícil, podemos contar com a ajuda de um bom terapeuta energético que vai nos ajudar a perceber esses desequilíbrios, nos conduzindo a um caminho de harmonia novamente.

O sete chakras principais do corpo são, de baixo para cima: Básico, Sacro, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Todos eles estão associados ao sistema endócrino do corpo humano, e cada um deles está associado a uma glândula específica.

chacras

Primeiro Chakra: A energia do chakra básico coloca-nos em contato com a terra e a natureza, nos tornando práticos e com os “pés no chão” na nossa vida diária. Nos mostra se estamos nos sentindo seguros ou inseguros diante da vida, medos exagerados e fobias tende a desequilibrar este chakra. Junto com o chakra Sacro, o chakra básico governa a sexualidade. Sua cor é Vermelho.

Segundo Chakra: Através do chakra sacro também temos impulsos e reações intuitivas, e libertamos a nossa alma para realizar seu plano de vida, a missão da alma. Sua cor é o Laranja.

Terceiro Chakra: Através do chakra do plexo solar, o centro da paz, nos mostra como estamos expressando e governando nossas emoções e desejos. Sua cor o Amarelo.

Quarto Chakra: O centro do coração (chakra cardíaco) inspira-nos a compaixão e generosidade para colocarmos o amor em ação em nossa vida (auto amor também), A paz do mundo ao nosso redor começa em nós. Cor Verde ou Rosa

Quinto Chakra: Através do centro da garganta (chakra laríngeo) acessamos nosso poder de vontade pela palavra falada onde podemos mudar nossa vida pessoal expressando nossos sentimentos e vontades, gerando transformações. Nos mostra como esta nossa comunicação,  pacífica ou violenta. Sua cor é Azul claro

Sexto Chakra: O chakra frontal (terceiro olho), nos permite ver além das aparências (não se deixar enganar). Nos ajuda a ter foco, aflora a nossa intuição, ajuda a enxergar uma situação com clareza e alcançar a verdade mais elevada. sua cor é azul escuro.

Sétimo Chakra: Chakra da Coroa, é através deste chakra que usamos o intelecto recebemos clarões súbitos de compreensão (insights) e experimentamos a Unidade do Divino em nós. nos conecta com nosso Deus interno, o lugar de paz dentro de nós mesmos. Sua cor é o violeta.

Podemos gerar harmonia na nossa vida reequilibrando nossos chakras através de várias técnicas como Reiki, Sons (mantras), meditações, Florais, banho de cachoeira, orações, gestos de amor, aromaterapia, terapia dos sons, praticando YOGA, fazendo conexões positivas na vida, cromoterapia, contato com a natureza, desapegando, fazendo terapia (terapia holística inclusive) etc, etc, etc …

images-7

Como geramos bloqueios nos chakras e na vida?

Vários hábitos aparentemente inocentes são geradores de bloqueios no nosso campo energético e consequentemente em nossos chakras, causando assim inúmeros desequilíbrios psicofísicos que são traduzidos pela medicina tradicional como doenças, veja alguns:

  • Reprimir nossos sentimentos e nosso Ser espontâneo.
  • Reprimir nossos desejos (aprender a canalizá-los de forma correta).
  • Não falar dos nossos sentimentos, ou não falar a nossa verdade pessoal.
  • Mentir pra si mesmo e para os outros.
  • Alimentar crenças limitantes, medos, ficar paralisado na vida.
  • Ser mais um que se enquadra nos padrões pré-estabelecidos de vida e de consumo, sem questionar se está feliz (apenas imita os outros).
  • Trabalhar no que não gostamos.
  • Não estabelecer um contato com seu Divino (independe de religião).
  • Não acreditar em si e na sua intuição.
  • Medo disto, medo daquilo, medo, medo.
  • Ficar preso nas dores do passado.
  • Exaltar tristezas, fracassos, tragédias coletivas e pessoais, dentre outros.

dor-de-cabeca

Apesar da lista ser longa, já deu pra perceber com esses tópicos onde muitos bloqueios tem sua origem. Você pode agora mesmo iniciar um movimento interno de reequilíbrio dos seus centros energéticos mudando muitas atitudes na vida. Mas pode também contar com a ajuda de um terapeuta qualificado que lhe guiará neste caminho de mais plenitude, saúde, alegria, amor e auto amor.

Eu sou Luciana Neri – escritora do Site/Blog: GAIA LUZ,  Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Naturopata e desejo paz e luz na sua vida.

NAMASTÊ !!!cropped-luciana.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s