Atendimentos e Terapias · Saúde · Terapias Alternativas · Terapias Naturais

Aromaterapia na vida

                    aromsimages-1

Aromaterapia é a arte de utilização dos óleos essenciais terapêuticos, que são extraídos de plantas medicinais e aromáticas a fim de estimular a boa saúde e o bem-estar, além de ser muito utilizado na beleza em geral. O poder curativo das plantas é reconhecido por muitas culturas há milhares de anos e tem seus registros nos vários sistemas de medicina tradicional desenvolvidos por antigas civilizações como  a indiana, chinesa, egípcia, dentre outras.

Aromaterapia é o conjunto de técnicas para a aplicação dos óleos essenciais objetivando efeitos físicos ou emocionais positivos.  Através dessas técnicas pode se obter relaxamento, diminuição da ansiedade, liberação das vias respiratórias, controle ou cura de doenças, ativação da circulação e muitos outros efeitos importantes.

 

aromassimages-1

 

Os óleos essenciais possuem um princípio ativo natural. Dá-se o nome de princípio ativo às substâncias que podem ser extraídas (e isoladas) de plantas medicinais que possuem propriedades terapêuticas distintas e cientificamente comprovadas.

Cada óleo essencial é uma ferramenta maravilhosa destinada a diversas finalidades terapêuticas como reequilíbrio da saúde e do bem-estar físico, emocional e mental.

Os óleos essenciais são fáceis de usar e muito seguro, melhor ainda quando se tem uma boa orientação de um profissional ou terapeuta. Há muitos modos de usufruir dos benefícios e das suas propriedades relaxantes e curativas, dentre esses estão: compressas, pomadas, no banho, na massagem, inalações, vaporização, escalda pés, spray de ambientes dentre outros.

Mas atenção, as essências sintéticas devem ser excluídas das práticas terapêuticas. Apenas os óleos essenciais naturais possuem estudos científicos e eficácia para condução de um atendimento terapêutico. Também é importante saber relacionar a terapêutica do óleo a ser utilizado ao nome científico da planta, pois é essa informação no rótulo que os classifica corretamente para utilização.

 

aromaimages-1

Da mistura de dois ou mais óleos essenciais resulta um Blend ou sinergia e pode ter seu efeito potencializado dependendo da proposta.

Diretamente associado ao olfato, o sistema límbico age como uma central de informações na qual são processadas as emoções, os sentimentos e a memória, dentre outras atividades. O uso da aromaterapia é capaz de provocar memórias e emoções que trarão reações físicas como resposta sensorial, essas reações podem ser positivas para o organismo.

O conhecimento das técnicas de aplicação: método, tempo de tratamento, dose, contraindicações é muito importante para a utilização dos óleos essenciais, aproveitando assim seus inúmeros benefícios.

 

aromaterapia3

 

O uso dos óleos essenciais na minha vida vem de longa data, desde que iniciei meus estudos há mais de 1 década no trabalho com a massoterapia, até hoje uso cotidianamente para promover curas naturais, bem-estar, limpeza energética, utilizo na cosmetologia natural (shampoo, cremes, perfumes, óleo pra massagem, etc.),uso com minha filha pequena diluído em cremes vegetais, dentre outros métodos de cura natural.

 

Por Luciana Neri – Terapeuta Integrativa – Atendimentos em Florais de Bach, Reiki, Aromaterapia, Hatha Yoga e Massagens (infantil e Gestantes). São Paulo-Zona Sul e Alphaville/Barueri

luciana

Curta nossa página no Facebook:

http://www.facebook.com/GaiaLuzYoga/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s