Massagem Infantil · Pós-Parto · RN , Bebês e Crianças · Terapias Alternativas · Terapias Naturais

“MÃE CANGURU “, O CONTATO QUE SALVA VIDAS

mae canguru

O objetivo principal do Programa “Mãe Canguru” é humanizar a assistência ao recém-nascido prematuro e\ou de baixo peso, possibilitando assim a alta precoce do bebê. Estudos constatam que ao colocar o bebê prematuro exclusivamente na incubadora, há grande probabilidade da mãe se desvincular emocionalmente da criança e de ocorrer o desmame precoce, levando o bebê à desnutrição física e emocional.

No projeto “Mãe canguru” o bebê prematuro é colocado peladinho, protegido apenas pela fralda, junto ao seio materno e em posição vertical em contato pele a pele com o corpo da mãe, o calor proporcionado pelo corpo da mãe substitui o calor mecânico da incubadora. Este contato promove manutenção dos níveis adequados de temperatura corpórea do bebê, favorece o relacionamento mãe/filho, gerando tranquilidade para ambos e facilitando a amamentação.

Os princípios do método “Mãe Canguru” são fáceis e eficazes, baseando-se em três elementos fundamentais:

– Calor – transmitido pelo corpo da mãe (ou do pai) em contato pele a pele;

– Leite materno – que além de alimentar o bebê, por suas propriedades imunológicas, protege contra infecções;

– AMOR – estímulo único e exclusivo que garante ao bebê um melhor desenvolvimento.

As carícias, o contato com a voz materna, o acalanto e a batida do coração da mãe são fatores importantes para a estimulação do recém-nascido. Além disso, os vínculos emocionais entre mãe e filho são estreitados e garantem a este pequeno ser humano a força do apoio e equilíbrio emocional que somente os pais (em especial a mãe) podem oferecer.

images (4)

Vários estudos comprovam que prematuros submetidos a estímulos táteis, auditivos e visuais recuperam o peso mais rapidamente do que os bebês que não recebem estimulação.

Eva Reich, principal divulgadora da massagem para bebês “O toque da borboleta” introduziu este método de trabalho com bebês prematuros nos Estados Unidos. “Os bebês estimulados pelo toque além de ganharem peso mais rápido e se desenvolverem melhor, não apresentavam problemas respiratórios, comuns em prematuros” –  Eva Reich.

O projeto denominado “Mãe Canguru foi idealizado e implantado de forma pioneira por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno-Infantil de Bogotá, Colômbia, devido à escassez de incubadoras onde trabalhavam. Os médicos perceberam que no contato corporal com suas mães, os prematuros se desenvolviam melhor e mais rapidamente.

O projeto foi levado para vários locais do mundo e em congressos internacionais de pediatria para o tratamento de bebês prematuros.

Fonte de Pesquisas

Livro: Massagem para bebês e crianças – Maria Ap. Alves Giannotti

Site:  http://prematuridade.com

Publicações de artigos e revistas (diversos)

Escrito por Luciana Neri – Terapeuta Integrativa e Idealizadora do Projeto TOCANDO A VIDA
(Projeto que leva o toque carinhoso e terapêutico a bebês e crianças) – Consultora de massagem infantil (Shantala e Toque da borboleta). E-mail: lu_neris@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s