Crianças · Família e Educação · RN , Bebês e Crianças · Saúde · Terapias Alternativas · Terapias Naturais

O BANHO DE BALDE DO BEBÊ

                facda5d03337340c9692e955cba2d616

Como dar o banho de balde no bebê?

O banho de balde para bebês é um procedimento típico holandês e consiste em banhar o bebê num balde com água morna. Este banho não tem como objetivo principal a higiene, mas sim recriar a sensação de retorno ao útero da mãe e pode ser usado para fazer com que a transição do bebê seja mais acolhedora, amorosa e tranquila neste novo ambiente fora do útero. O banho de balde ou ofurô do bebê, como também é conhecido o método, traz a sensação de proteção e segurança, muito parecida com o ambiente do útero materno. Por isso este momento se torna tão especial, de relaxamento total, podendo auxiliar na diminuição da incidência de cólicas, proporcionando um sono mais profundo e tranquilo.

Esse tipo de banho pode ser dado até os seis meses de idade ou enquanto o bebê couber no balde sem ficar de pé.

Este método proporciona um momento de intimidade entre a mãe e o bebê, e é bem-vindo naquelas situações em que o bebê está mais agitado, mas isso não significa que não possa ser dado todos os dias e em condições normais. Neste momento, a mãe pode reproduzir momentos da gestação, como falar ou até mesmo cantar para o seu filho.

ofuro

Passo a passo

Escolha um ambiente tranquilo e coloque uma música suave.

Coloque ¼ de água no balde. Essa medida é indicada porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atenta para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não correr riscos de afogamento.

A água deve estar numa temperatura entre 36˚ e 38˚ (dependendo do clima lá fora).  A água na temperatura entre 37˚e 38˚ é relaxante e analgésica.

Coloque o bebê sentado com os bracinhos e perninhas encolhidas e dobradas (posição fetal) e encaixe-o com cuidado até o fundo do balde.

Nunca deixe o bebê sozinho no balde (nem por 1 segundo) porque ele pode se levantar e cair ou adormecer e se afogar.

O banho dever levar entre 10 ou 15 minutos. Mas tire seu filho da água antes que ela esfrie muito.

Converse bastante com seu bebê e curta o momento, sem pressa.

Obs: Existem no mercado, vários modelos de balde próprios para o bano, inclusive ofurôs. Porém, o balde comum também pode ser utilizado da mesma forma, apenas sendo preciso prestar atenção em alguns detalhes: a base deve ser plana, ele deve ser de uso exclusivo do bebê e não deve ter rebarbas na borda, para não arranhar.

E…Bom banho de balde!

Luciana Neri – Terapeuta Integrativa – Idealizadora do Projeto TOCANDO A VIDA , é Consultora em massagem infantil (Shantala e Toque da Borboleta), YOGA
Mãe da Mayumi (4 anos), utiliza a Massoterapia e Yoga na sua rotina diária

Meu curso de Shantala tem duração de 4 horas aproximadamente, incluindo no curso o Banho de Balde. Para informações ligue (11) 9.7181-5672 ou lu_neris@yahoo.com.br  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s